Lançada recentemente, a microfranquia Test Trainer vem despertando a atenção de professores de Educação Física de todo o Brasil. O motivo é simples: o negócio foi criado especialmente para eles.
A empresa nasceu na capital paulista há oito anos pelo professor de Educação Física Givanildo Holanda Matias. Atuando como personal trainner, observou a dificuldade que os educadores físicos tinham em se colocar no mercado e organizar um método que trouxesse bons resultados aos alunos. E mais: que também fosse lucrativo e duradouro para o profissional.
"Muitos professores de Educação Física trabalham em academias e a rentabilidade não é atrativa com o personal trainner", defende. "O mercado de fitness vai crescer muito e esta é a hora de buscar um novo rumo".
Vantagens – A microfranquia Test Trainer exige um investimento de apenas R$ 4 mil. Outra grande vantagem é o fato de não requerer um ponto comercial. "Nas demais franquias, sabemos que este item encarece demais o investimento", diz Givanildo. "O franqueado contará com apoio administrativo, financeiro, operacional e técnico, que inclui sistema de pagamento dos clientes/alunos por boleto bancário, com toda a operação realizada pelo Departamento Administrativo Test Trainer o que evita desgastes entre o personal e aluno".
Motivação – Por ser individual, esse trabalho exige do profissional uma capacidade ainda maior de motivar as pessoas que o procuram para melhorar a qualidade de vida, mas se sentem desmotivadas para realizar atividade física e alcançar os resultados esperados. "O trabalho de Personal Trainer está entre as quinze mais desejadas profissões, e muito disso se deve à possibilidade de se obter maior remuneração, flexibilidade de horários e realização, por conseguir colocar em prática os conhecimentos adquiridos", destaca o franqueador..
Em média, os ganhos por hora-aula do Personal Test Trainer chegam a superar dez vezes o que uma academia paga. Tal fato se deve à estrutura que o franqueado tem a sua disposição, que proporciona um faturamento bruto médio entre R$ 3 mil a R$ 5 mil mês, dependendo da região.
Seleção de franqueados – Para ser um franqueado Test Trainer, o candidato precisa ser um profissional de Educação Física com registro no conselho regional de Educação Física (CREF). A seguir, ele agenda uma data para assistir a uma apresentação de uma hora sobre a empresa – que pode ser individual ou em grupo. Confirmado o interesse, passa por rigoroso processo de seleção, em quatro etapas:
1) Comprovação da capacidade de arcar com o investimento (R$ 4 mil);
2) Apresentação da documentação pessoal, acadêmica e profissional;
3) Prova técnica com 50 questões: 25 dissertativas; 10 testes (verdadeiro e falso), 10 questões de múltipla escolha e cinco problemas. As questões envolvem conhecimentos técnicos e da prática profissional, e têm nota de corte de 7;
4) Avaliação comportamental – Dinâmica de grupo com situações do dia a dia, para saber como o candidato responde a situações práticas.
Aprovado nessas etapas, o candidato passa por entrevista individual na qual terá oportunidade de esclarecer pontos em aberto, como questões sobre o negócio e dúvidas em geral sobre a empresa. A partir daí, recebe a Circular de Oferta de Franquia (COF) e a analisa, assinando a seguir o contrato com validade renovável de três anos, no qual se compromete, entre outros itens, a não exercer atividades concorrentes e a exercer pessoalmente o trabalho, já que é proibida a subcontratação de terceiros.
Após a assinatura do contrato, o franqueado garante a reserva da região escolhida para atuar; participa de um curso intensivo de 40 horas de treinamento e recebe o kit com todo o ferramental oferecido pela franquia, podendo organizar o trabalho em sua própria casa:
• Direito de uso da logomarca e da metodologia Test Trainer;
• Campanha de marketing para o ano todo;
• Manuais de operações de todos os procedimentos;
• Apoio administrativo, financeiro, operacional e técnico, que inclui sistema de pagamento dos clientes/alunos por boleto bancário, com toda a operação realizada pelo Departamento Administrativo Test Trainer, que evita desgastes entre o personal e aluno;
• Email: seunome@testtrainer.com.br;
• 150 horas de treinamento, envolvendo: atendimento, vendas, avaliação física, prescrição e utilização das ferramentas Test Trainer (posterior treinamento e atualização a cada quatro meses, realizado pelo diretor geral ou profissionais convidados);
• Kit ferramentas com: uniforme, fichas de treinos, folders, cartão de visita, banners, cartazes e materiais para avaliação física em comodato (Adipômetro, Trena Antropométrica, Frequencímetro, Balança digital, Aparelho de pressão digital, Software de avaliação física e prescrição de treinamento on-line);
• Suporte do departamento de vendas, que indica novos clientes para atender e presta também suporte pós-venda;
• Exclusividade em uma zona de atuação até chegar a um faturamento mínimo esperado (as aulas podem ser dadas com acessórios móveis, levados pelo Personal Trainer, ou em equipamentos da residência / condomínio do aluno e em estruturas de parques públicos).
Perfil Test Trainer Tipo de negócio: Franquia para Personal Trainer Número de franqueados: 3 Ano de fundação da empresa: 2002 Inicio do franchising: 2010 Investimento inicial: R$ 4 mil (incluindo a taxa de franquia) Taxa de royalties: 16% sobre faturamento bruto Taxa de publicidade: 4% sobre faturamento bruto Faturamento médio mensal: de R$ 3 mil a R$ 5 mil Lucro médio mensal: 70% do faturamento bruto Prazo de retorno: 6 meses |
Sobre Givanildo Holanda Matias
Com vasta experiência como Personal Trainer, Givanildo Holanda Matias – é graduado em Educação Física pela UNICID tendo duas pós-graduações: em Fisiologia do Exercício pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP (ICB-USP) e em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP). Participou de alguns dos melhores centros de pesquisas de Atividade Física do país, atua como professor de cursos de extensão universitária da Universidade Gama Filho (UGF). Em 2002, fundou a empresa Test Trainer – da qual é diretor geral –, que transformou em franquia em maio de 2010.
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