Assista nosso Programa

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia das Crianças no Museu da Casa Brasileira

O Museu da Casa Brasileira (MCB), instituição vinculada à Secretaria de Estado da Cultura, terá no dia 12 de outubro uma programação especial do Musica no Museu voltada ao público infantil. Serão duas apresentações musicais, "Brasileirinhos - Música para os Bichos do Brasil", uma alerta para as crianças sobre a extinção dos animais na fauna brasileira; e "Contos Tradicionais do Brasil", uma roda de história baseada nos contos do folclorista Câmara Cascudo.

Na parte da manhã, o musico Paulo Bira e seus convidados apresentarão "Brasileirinhos", álbum indicado ao Grammy Latino 2010 na categoria Musica Infantil. Com muita ginga e personalidade, os artistas exploram ritmos e sonoridades das regiões do Brasil. Serão apresentadas aos pais e às crianças músicas que Paulo Bira fez a partir dos poemas de Lalau, ilustrados por Laurabeatriz, sucesso da literatura infantil, publicados pela Cosac Naify. Bira dedica um gênero musical a cada bicho; para o mico-leão um som malemolente e para o tubarão-martelo o rock.

Na tarde do dia das crianças, "Contos Tradicionais do Brasil" transportará a criançada para um mundo lúdico. Músicos de peso como, Toninho Carrasqueira, Gabriel Levy e Marquinhos Mendonça guiarão uma roda de histórias com contos populares, baseados na tradição oral e recolhidos por Câmara Cascudo. As crianças mergulharão em um universo de imagens e símbolos por meio de narrativas, músicas, gestos e dança. O objetivo dessa atividade é trazer aos pequenos, cada vez mais afastados dessa pratica, o prazer de ouvir histórias.

Durante a manhã e a será realizado o "Bicho de Fantoche, Brincadeira com Bicho", uma oficina de fantoches, onde a criançada poderá criar personagens baseados em bichos presentes na atração musical "Brasileirinhos". Esses fantoches serão animados através da exploração dos movimentos corporais criados pelas crianças.

Ainda em comemoração ao Dia das Crianças, no sábado dia 16, pais e filhos poderão participar do "Uma tarde no Museu" especial para essa data.  A proposta desse programa é a criação de personagens a partir das peças do acervo e exposições do museu.  Os personagens serão construídos por meio de máscaras e suas narrativas exploradas a partir de jogos e brincadeiras. O almoço será um delicioso piquenique no Jardim do Museu.

Patrocínio: Itaú BBA
Apoio: Demarest & Almeida Advogados

Serviço

Dia das Crianças
Apresentação Brasileirinhos às 11h
Apresentação Contos Tradicionais do Brasil às 16h
Local: Museu da Casa Brasileira
Endereço: Av.. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano Tel. 3032-3727
Ingresso: gratuito
twitter.com/mcb_org
Estacionamento: R$ 12,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário