Assista nosso Programa

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bolsa Família começa a pagar antecipação às vítimas das chuvas no Sudeste e da seca no Sul

A partir desta quarta-feira (18), os saques dos benefícios estão disponíveis nas agências da Caixa para beneficiários de 344 municípios de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Quem perdeu os documentos na catástrofe também pode receber, mas precisa antes passar na prefeitura e tirar declaração especial

Brasília, 18 – Os beneficiários do Bolsa Família afetados pelas chuvas na Região Sudeste e pela seca no Sul do país já podem sacar o valor do benefício a partir desta quarta-feira (18) nas agências da Caixa Econômica Federal. Até o momento, beneficiários de 344 municípios têm direito ao pagamento antecipado. No Sudeste, as fortes chuvas já prejudicaram o Espírito Santo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. No caso da seca, o Rio Grande do Sul é o mais atingido.

Com a antecipação, o objetivo do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) é dar condições às famílias para comprar itens básicos para a sobrevivência. “As ações emergenciais de pagamento vão permitir que as pessoas garantam o básico para sobreviver”, disse o coordenador-geral de Logística de Pagamentos de Benefícios do MDS, Gustavo Camilo.

De acordo com o superintendente operacional da Defesa Civil de Minas Gerais, major Edilan Arruda, o estado trabalha com diversas secretarias estaduais e municipais na tentativa de normalizar a situação e minimizar os impactos, mas a parceria da União é necessária. “É fundamental a participação do governo federal e é isso que caracteriza o sistema nacional de defesa civil. Todos os órgãos municipais, estaduais e federais trabalhando para voltar à normalidade. E que as pessoas sejam beneficiadas pelos programas, para terem minimizado seu sofrimento.”

Em Minas Gerais, beneficiários do Bolsa Família de 179 municípios afetados pelas chuvas vão poder receber o pagamento antecipadamente. As regiões mais prejudicadas são a metropolitana de Belo Horizonte, a Zona da Mata, a Leste e o Campo das Vertentes. “Desde o primeiro momento, o estado e o governo federal estão atuando nesses municípios. Agora, estamos começando a limpeza, reparos estruturais em rodovias, construção de pontes e ajuda humanitária à população”, explicou o major Edilan Arruda.

O número de famílias com direito ao adiantamento do benefício soma 547 mil (veja tabela) em 344 municípios das regiões Sul e Sudeste. O valor dos recursos a serem liberados para os beneficiários do Bolsa Família supera R$ 63 milhões.

Documentação – Quem perdeu os documentos nas enchentes deve entrar em contato com a prefeitura de sua cidade para a emissão da Declaração Especial de Pagamento. Ela permitirá o saque nas agências bancárias. Trata-se de um documento de caráter provisório, emitido em situação de emergência, com validade de um mês, explica Gustavo Camilo.

O pagamento do Bolsa Família obedece uma escala, de acordo com o número de inscrição de cada beneficiário. A cada dia, determinadas famílias têm o recurso liberado para saque. Dessa forma, o pagamento se distribui ao longo de vários dias. Com a antecipação, o escalonamento fica suspenso e todos os beneficiários podem sacar o benefício já no dia 18, o que representa adiantamento de até 13 dias em alguns casos.


UF
Nº de municípios em SE/ECP*
Nº de famílias beneficiárias dos municípios em SE/CP*

Montante de benefícios Bolsa Família (R$)
ES
14
                                47.606
 5.616.908
RJ
9
                                14.078
 1.471.960
RS
142
                                79.727
 9.061.300
MG
179
                              406.006
47.116.181
Total
344
                              547.417
63.266.349

*SE/CP: Situação de Emergência/Estado de Calamidade  Pública


Acesse aqui a relação dos municípios onde o pagamento será antecipado.

Cursos Online na Área de Gestão e Liderança

Nenhum comentário:

Postar um comentário