Assista nosso Programa

segunda-feira, 21 de outubro de 2013

CRIADOR DOS MAIS FAMOSOS SÍMBOLOS DA MODA BRASILEIRA VOLTA À CENA ARTÍSTICA


G Comini deixa reclusão, após 18 anos, e monta exposição "In Between"

O que as marcas como Zoomp, Divina Decadência, Yes Brasil, Huis Clos, Maria Bonita tem em comum? Além de serem marcas de grande valor no cenário fashion brasileiro, tiveram seus logotipos e outros materiais gráficos criados pelo mesmo artista, o mineiro G Comini.

G começou seu trabalho como designer gráfico em Belo Horizonte, nos anos 70, quando a moda brasileira dava seus primeiros e decisivos passos. O reconhecimento de seu trabalho - e sua criatividade - logo chegou ao Rio de Janeiro  e a São Paulo. Seu trabalho como designer gráfico - o primeiro no Brasil exclusivamente dedicado ao segmento de moda - envolvia a criação de todo tipo de peça gráfica para comunicação visual e publicidade. G Comini atuava como diretor de artes, criava padrões de estamparia, ilustrações, logotipos, etiquetas, tags, embalagens, enfim, tudo o que fosse relacionado a uma maior identidade visual de cada cliente. E isto, sem utilizar qualquer recurso de computação gráfica. Um designer-artesão,  do tipo que misturava as próprias tintas e finalizava à mão os complicados traços de sua criação.

O trabalho vanguardista, porém minuciosamente elaborado do jovem designer chamou atenção do estilista Renato Kherlakian que o contratou para abrir dentro da Zoomp o primeiro atelier de programação visual de uma empresa de moda em São Paulo. Depois de dois anos trabalhando com exclusividade para Zoomp, Comini abriu seu estúdio em São Paulo, trabalhando para as grandes marcas que assumiam o controle do mercado de moda nacional nos anos 80: Forum, Equilíbrio, Huis Clos, Boat, Varal, Divina Decadência, além dos extintos Grupo Mineiro de Moda e Grupo Paulista de Moda.

No auge de carreira, G Comini decidiu retirar-se do mercado e passou por um período sabático que durou 18 anos. Ao longo deste período, dedicou-se inteiramente às artes plásticas. Foi por acaso que o artista descobriu - no Spa do Renaissance São Paulo Hotel -  sua nova e definitiva paixão artística: a colagem. Mais uma vez, como em tudo o que faz, passou a dedicar-se quase compulsivamente ao novo projeto. Para não se perder em um mundo tão vasto como o da colagem, colocou alguns limites para seguir com sua criação,  entre eles, a de que somente usaria recortes de revistas e papéis de presente para trabalhar.

Detalhista e perfeccionista, não demorou muito para que suas exigências aumentassem e ele passou a se utilizar de ferramentas cada vez mais sofisticadas como lupas de joalheria, tesouras, bisturis e pinças de cirurgia. Uma coisa não mudou neste processo de redescobrimento e criação: o cenário - a mesa ao lado da descansadeira do Spa transformada em mesa de trabalho, e o arquivo localizado no locker da academia. Assim permanecem.

As colagens de G Comini são minuciosas, coloridas, profundas. Algumas delas levaram meses a serem concluídas e cada uma tem história própria, que se decifra através do seu titulo  - e muito mais em sua observação.
Após os anos de clausura espontânea, G decidiu voltar à cena e mostrar o resultado de tanta dedicação. Dia 24 de outubro o artista abre a mostra "In Between", onde expõe 34 obras no lounge térreo do Renaissance São Paulo Hotel, em São Paulo - curiosamente, onde tudo começou. "O Renaissance São Paulo Hotel é um lugar único e inspirador. Lá me sinto protegido e, ao mesmo tempo, é como se estivesse em diversos lugares do mundo. Não poderia mostrar minhas obras pela primeira vez em outro lugar que não no hotel que me abriga há tantos anos.", diz o artista plástico.

A mostra faz parte do calendário RLife LIVE - plataforma exclusiva de entretenimento da marca Renaissance que tem como objetivo proporcionar ao hóspede e à sociedade local encontros intimistas com talentos da arte, da música e da gastronomia. Em espaço especialmente projetado pelo arquiteto Haron Cohen, as obras serão apresentadas pelo curador e crítico de arte Olívio Tavares de Araújo.

O artista ampliou as colagens escolhidas para a exposição com uma técnica especial, que permite que o visitante perceba o trabalho minucioso de sua colagem. Além disso, o público poderá conferir as obras originais, de 27 x 35 cm, com lupas,  permitindo a percepção detalhada de sua técnica e os minúsculos recortes existentes nas obras.

G Comini segue com uma segunda mostra, como convidado do Museu Inimá de Paula, em Belo Horizonte, em maio de 2014.
E como sua obra se expande além das colagens, dois livros, unindo suas obras e revelando-o com um pensador contemporâneo, serão lançados em 2014.








Serviço
Exposição In Between - G Comini
Data: 24 de outubro a 24 de dezembro
Local: Renaissance São Paulo Hotel / Lounge Térreo
            Alameda Santos, 2233 - Cerqueira César
Entrada franca

Nenhum comentário:

Postar um comentário