Assista nosso Programa

terça-feira, 23 de agosto de 2022

15º Festival da Cultura Coreana terá atrações internacionais, K-Pop, exposições, apresentações esportivas e feira gastronômica no Bom Retiro



Neste fim de semana evento terá programação multicultural com vários shows e edição especial da Feira do Bom Retiro com barracas de artesanato e comida coreana


Nos dias 27 e 28 de agosto o Bom Retiro será o palco e uma grande festa da comunidade coreana que vai comemorar os 59 Anos de Imigração Coreana no Brasil com o 15º Festival de Cultura Coreana que será realizado na Praça Cel. Fernando Prestes (ao lado da Estação Tiradentes) no Bom Retiro, centro da cidade.

Com entrada gratuita, além de uma extensa programação cultural com vários shows, cantores e bandas vindas da Coréia o Festival terá performances de grupos brasileiros de K-Pop, de música e dança tradicionais coreanas e um espaço reservado para a Feira do Bom Retiro que terá uma edição ampliada com cerca de 40 barracas onde o público poderá encontrar artesanato, souvenirs e saborear pratos da culinária tradicional coreana, entre outras opções.

O Festival terá início a partir das 11h e concentrará os shows no período da tarde, entre as 14h e 20h. No sábado, 27/08, haverá apresentação de Taekwondo, do Instituto de Dança Tradicional Coreana, do Coral das Mães Coreanas, do cantor In Kang e do barítono Daniel Lee. Também será aberta a exposição do artista coreano Jaebeom Joo que irá apresentar um mural e haverá diversas performances de K-Pop Cover Dance e muito Randon Play Dance.

A partir das 18h vai acontecer o show principal Happy com Performance Olá! com convidados vindos da Coréia, unindo artistas e grupos tradicionais e contemporâneos em uma única apresentação para destacar vários aspectos e a riqueza da cultura coreana.

No domingo, 28/08, a programação vai começar com performances de K-Pop e RPD. Em seguida, sobem ao palco o Grupo de Dança da IMOSP, o Coral Infantil, grupos de Danças Tradicionais Coreanas e os tambores performáticos do Samulnori. No final da tarde, os artistas do Happy com Performance Olá! retornam para mais uma apresentação. Para encerrar a festa, sorteios de brindes e passagens para o público, show com a cantora Francinne e com as garotas do KC Girls -K-Pop CoverDance.

Para garantir a energia do público com tanta animação as barracas da Feira do Bom Retiro vão preparar pratos tradicionais como Kimchi feito com acelga fermentada na pimenta, Bulgogi, Tteokbokki, Kimbap e Bibimbap, além do Dakgangjeong, o famoso frango picante, do Japche feito com macarrão de batata doce, do Hot Dog Coreano no Palito e a da irresistível Batata Furacão. Para quem quer outras opções tem Churrasco, Empanadas, Saltenãs, doces paraguaios e pães, entre outras delícias. Para acompanhar, bebidas típicas coreanas, refrigerantes e refrescos super coloridos.



15º FESTIVAL DA CULTURA COREANA 2022

PROGRAMAÇÃO:

27 de agosto - sábado

14:00 - Brasil Taekwondo - Demonstração Team (BTKD)

14:30 – Apresentação do Instituto de Dança Tradicional Coreana

14:50 - Apresentação do Coral das Mães Coreanas

15:20 - Performance de STAGEBREAKER – K-Pop CoverDance

15:50 - K-Pop Random Play

16:20 - Apresentação do cantor In Kang

16:45 – Apresentação do barítono Daniel Lee

17:00 - Abertura do Festival e apresentação dos convidados

17:40 - Abertura da exposição mural com saudação ao artista coreano Jaebeom Joo

18:00 – Performance do KC Girls - K-Pop CoverDance

18:20 - Show Happy com Performance Olá! com convidados vindos da CoréiaGilnori (IN Pungriu)
Dança dos Leques (Myeongseo Gu)
Beat & Move (Gamblerz Crew)
Música tradicional coreana (Ja hee Park)
Pan & Gut (IN Punryu)
Pan & Move (IN Pungryu, Myeongseo Gu, Gamblerz Crew)
Happy - Performance Olá (Todos os artistas)

19:20 - Introdução e demonstração de Taekwondo

28 de agosto - domingo

11:00 - K-Pop MV

14:00 – Show com H.S Big Band

14:30 – Performance de STAGEBREAKER – K-Pop CoverDance

15:00 - K-Pop Random Play

15:30 – Apresentação do Grupo de Dança da IMOSP e Tae Kyu Kang (Guitarra com música Coreana)

16:00 - Apresentação do Coral Infantil

16:20 – Apresentação do Instituto de Dança Tradicional Coreana

16:30 – Apresentação do Samulnori no Brasil Hanullim

17:00 - Grupo de Saxofones Hanullim

17:30 - Apresentação do Instituto de Dança Tradicional Coreana

17:40 – Apresentação do Rocket Dance Team - K-Pop CoverDance

18:00 - Show Happy com Performance Olá! com convidados vindos da CoréiaGilnori (IN Pungriu)
Dança dos Leques (Myeongseo Gu)
Beat & Move (Gamblerz Crew)
Música tradicional coreana (Ja hee Park)
Pan & Gut (IN Punryu)
Pan & Move (IN Pungryu, Myeongseo Gu, Gamblerz Crew)
Happy - Performance Olá (Todos os artistas)

19:00 - Sorteio de passagens aéreas

19:30 – Show com a cantora Francinne

20:00 – Performance das KC Girls -K-Pop CoverDance



15º FESTIVAL DA CULTURA COREANA 2022

Data: 27 e 28 de agosto

Horário: das 11h às 20h

Local: Praça Coronel Fernando Prestes – ao Lado da Estação Tiradentes do Metrô – Bom Retiro

ENTRADA GRATUITA

@feiradobomretiro



SOBRE A IMIGRAÇÃO COREANA NO BRASIL

Atualmente cerca de 50 mil coreanos e descendentes estão vivendo no Brasil concentrados principalmente no estado de São Paulo. Destes, 90% moram e trabalham na capital paulista e se concentram nos bairros do Bom Retiro, Brás e Aclimação.

Oficialmente, a imigração coreana no Brasil teve seu início em 23 de fevereiro de 1963. Mas antes dessa data pequenos grupos de coreanos que haviam sido prisioneiros na Guerra da Coréia (1950-53), já haviam chegado ao país. Os primeiros imigrantes vieram na condição de colonos agrícolas e chegaram ao porto de Santos, em São Paulo.

O grande fluxo imigratório ocorreu entre 1963 e 1974, quando a maioria dos coreanos optou por fixar seu domicílio nas cidades. Só uma pequena parte escolheu o campo para se dedicar à agricultura. Estima-se que quase 60% dos imigrantes vêm das regiões sul (Kyungsan-Do) e central (Seul e Kyungki-Do) da Coréia do Sul.

A grande maioria dos imigrantes coreanos está concentrada na cidade de São Paulo (96,84%: e na região do ABCD, em Campinas, Santos, e também nas outras capitais brasileiras como Porto Alegre, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis, Brasília, etc.

Os primeiros imigrantes coreanos que chegaram em São Paulo no início dos anos 60 se instalaram na Baixada do Glicério, onde moraram e abriram seus negócios. Com o passar do tempo, a comunidade começou a mudar para o Brás e o bairro preferido dos coreanos para morar passou a ser a Aclimação. Nos anos 90, o comércio atacadista e de produtos mais baratos se fixou no Brás, enquanto as lojas das confecções coreanas voltadas para a moda feminina mais sofisticada mudaram-se para o Bom Retiro. Por ter os seus negócios naquele bairro, boa parte da comunidade mudou também suas residências para o Bom Retiro, que hoje é notadamente um bairro de coreanos que convivem com outras comunidades imigrantes como os gregos e os judeus.













Nenhum comentário:

Postar um comentário