Assista nosso Programa

segunda-feira, 3 de maio de 2010

MasterCard: educacao financeira na Universidade

Consumidor Consciente e Universidade Metodista de São Paulo promovem parceria para educação financeira

Parceria prevê palestras sobre o tema para os alunos e para a comunidade local

A MasterCard, em parceria com a Universidade Metodista, oferece ao público mais um serviço de orientação financeira, apostando em palestras educativas sobre o tema por meio do Programa Consumidor Consciente. O objetivo da iniciativa é promover as boas práticas de finanças pessoais entre os estudantes e a comunidade do entorno da Universidade (Rudge Ramos – bairro de São Bernardo do Campo – SP).

Para entender quais os temas relevantes para o público, aplicou-se uma enquete com os estudantes do núcleo da Central de Agências em Administração (CAGE), que compreende as faculdades de ciências exatas da Universidade Metodista.

Cerca de 37% dos entrevistados estão em idade entre 18 e 21 anos, e 35% na faixa etária entre 20 e 25 anos. Os dados demonstram a importância da abordagem do tema orientação financeira entre os jovens estudantes, que já começaram a se relacionar com o dinheiro. Identificou-se que 57% dos consultados trabalham e contribuem com as despesas da família, porém outra fatia importante, de 35%, é composta por pessoas que trabalham mas não ajudam a pagar as contas da casa.

Quanto à renda familiar, 37% dos estudantes estão na faixa que vai de mil e quinhentos a três mil reais por mês, e 24% no intervalo entre três mil e cinco mil reais. Entre as principais prioridades financeiras estão: comprar uma casa, com 47% das respostas, e em segundo lugar, adquirir um automóvel (27%).

“A parceria com a Universidade Metodista é um novo e importante passo do programa Consumidor Consciente. Pensamos no jovem como o futuro do planeta, por isto, apostar na educação financeira, com foco neles, é investir na economia futura de todo o mundo. Identificou-se que 84% dos entrevistados têm interesse em assistir a uma palestra que lhes ofereça dicas de como planejar os gastos, o que nos faz acreditar na efetividade da iniciativa”, afirma Gilberto Caldart, Presidente da MasterCard Brasil e Cone Sul.

“Com as palestras de educação financeira, oferecemos aos alunos da Universidade Metodista e aos moradores da comunidade próxima (Rudge Ramos) a chance de terem um futuro financeiro saudável e tranquilo. Ainda não está na cultura do brasileiro estudar educação financeira. Mas o tema é primordial para o desenvolvimento de toda a sociedade,” destaca o Professor Douglas Murilo Siqueira, coordenador do CAGE.

A iniciativa já realizou uma aula inaugural no fim de março, para o curso de Secretariado, e outras duas aulas ainda estão previstas durante o mês de maio, duas palestras sobre o tema, nos dia 20 e 29. Os participantes das palestras receberão certificado de conclusão de curso. Poderão participar estudantes de todos os cursos da Universidade Metodistas e moradores da comunidade próxima ao Campus Rudge Ramos (Rua Alfeu Tavares, 149 - Rudge Ramos - São Bernardo do Campo – SP).

O programa Consumidor Consciente é uma plataforma regional desenvolvida pela MasterCard Worldwide que contém informações claras e didáticas, além de ferramentas de fácil utilização, que auxiliam na administração das finanças pessoais e orientam sobre o uso consciente do dinheiro por meio do site www.consumidorconsciente.org

No Brasil, a iniciativa existe desde 2007, e, desde o ano passado, vem inovando, seguindo as tendências tecnológicas com o Blog Mister Finanças. Os responsáveis pelos textos e podcasts do blog são Conrado Navarro e Ricardo Pereira, os criadores do Dinheirama, premiado blog de finanças pessoais.

O curso de finanças pessoais para iniciantes é administrado pelos dois blogueiros, que também já tiveram a experiência de levar os conceitos básicos de educação financeira do Consumidor Consciente para a comunidade de Paraisópolis em São Paulo. Segundo Conrado Navarro, “a ideia é disseminar os conceitos de educação financeira para os jovens que estão ingressando no mercado de trabalho e que na maioria das vezes ainda não sabe como lidar com o dinheiro”.

Sobre o Consumidor Consciente
O Consumidor Consciente é o programa educacional para consumidores da MasterCard da América Latina e do Caribe. Trata-se de uma plataforma educacional robusta, que oferece ferramentas amigáveis para ajudar o consumidor a entender os princípios de finanças pessoais, desenvolver hábitos de consumo responsáveis e aprender como melhor administrar suas finanças pessoais. Com presença no Brasil, México, Costa Rica, República Dominicana, Porto Rico e toda a região da América Latina e Caribe, por meio dos recursos e ferramentas on-line e off-line, o programa oferece orientação financeira para portadores de cartões e consumidores de todas as idades. A plataforma inclui um site em três idiomas: inglês, espanhol e português. Dispõe de blogs e podcasts locais e regionais e de outras ferramentas que oferecem conteúdo educacional para ajudar o consumidor a desenvolver costumes positivos na hora de gastar e poupar, além de orientar o uso responsável de meios eletrônicos de pagamento. O programa também pode ser adotado por instituições financeiras, comerciantes e outras entidades que queiram educar seus consumidores em questões financeiras. Visite o Consumidor Consciente em www.consumidorconsciente.org

Sobre a MasterCard Worldwide
A MasterCard Worldwide promove o comércio global ao fornecer um elo econômico essencial entre instituições financeiras, empresas, portadores de cartões e comerciantes em todo o mundo. No papel de franqueadora, processadora e consultora, a MasterCard desenvolve e comercializa soluções de pagamento, processando aproximadamente 22 bilhões de pagamentos a cada ano, e tomando a vanguarda na indústria de serviços de análise e consultoria para comerciantes e instituições financeiras. Impulsionada pela rede global e através de sua família de marcas, que inclui MasterCard®, Maestro® , Cirrus® e Redeshop®, a MasterCard atende a consumidores e empresas em mais de 210 países e territórios. Para mais informações, visite www.mastercard.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário