Assista nosso Programa

sexta-feira, 6 de maio de 2011

O DNA E A REVOLUÇÃO NA SUA SAÚDE

Depois de “A Linguagem de Deus”, Francis S. Collins, renomado cientista americano lança “A Linguagem da Vida”, que vai mudar para sempre a sua opinião sobre seu corpo, sua saúde e o futuro da medicina

Um dos fatos que mais atraem em “A Linguagem da Vida” é que ele foi escrito por um dos médicos mais respeitados dos Estados Unidos no campo da genética. Isso com certeza é garantia de boa leitura. Francis Collins se tornou figura tão importante no país, que até o presidente Barack Obama tem opinião sobre ele: “O trabalho pioneiro dele mudou a maneira como vemos a nossa saúde e lidamos com as doenças”, declarou o líder americano, referindo-se ao especialista que chefiou durante 15 anos os estudos do genoma humano.

Às vésperas de completar 60 anos, o autor não vê contradição entre o fato de ser cientista e, ao mesmo tempo, professar uma religião. “Eu conduzi um grupo de cientistas para ler as 3,1 bilhões de letras do Genoma Humano. Como crente, vejo o DNA, a informação molecular de todas as coisas vivas, como linguagem de Deus; e a elegância e cumplicidade de nossos próprios corpos e o resto da natureza como reflexo do plano de Deus”, pondera o autor.
Em “A Linguagem da Vida”, seu segundo livro de grande sucesso, depois de “A Linguagem de Deus”, também lançado pela Editora Gente, Collins diz acreditar que a humanidade “cruzou o limiar de um modelo médico” no qual o teste genético era possível apenas em situações de alto risco. Agora, são oferecidos a praticamente todo mundo. O cientista está convicto de que conhecer o nosso próprio DNA é a melhor estratégia para proteger a saúde e a própria vida.

Uma revolução que afetará a todos

“Estamos diante de uma revolução que afetará a todos e de inúmeras formas: esta revolução genética envolve doenças comuns, como diabetes, doenças cardíacas, câncer, asma, artrite, Mal de Alzheimer e outras, saúde mental e personalidade; decisões sobre a gravidez e mesmo nosso histórico étnico”, diz o médico.
A grande importância das descobertas sobre as quais o cientista discorre permitem saber se uma pessoa tem ou não propensão para esta ou aquela doença. Com isso, possibilidade a prevenção. O autor relata no livro a sua história pessoal: passou a adotar cuidados especiais com a saúde, depois de descobrir, através de estudos de seus genes feitos através de laboratórios, que tinha predisposição para diabetes tipo 2 e um tipo pouco comum de glaucoma.

A prática de uma melhor prevenção e tratamento, segundo Collins, não é apenas uma questão de DNA. Ele explica que estudos sobre a interação entre riscos genéticos e ambientais estão identificando aspectos importantíssimos de nossa saúde que decorrem de variáveis do ambiente. Estes estudos, esclarece ele, vão proporcionar uma maior oportunidade de monitorar e ajustar a exposição da pessoa às variáveis ambientais, o que significa “aumentar as chances dela de permanecer bem, ou até de se recuperar de uma doença”, observa o especialista.

Otimista, ele afirma que, provavelmente, nos próximos anos, já se poderá fazer, por um preço acessível, o sequenciamento completo dos genes, com todas as três bilhões de letras do código genético, tornando possível, assim, individualizar cada vez mais os tratamentos. “A análise cuidadosa de todo o conteúdo do genoma permitirá uma definição muito mais precisa dos riscos em relação a futuras doenças do que se consegue agora”, assegura o autor, completando: “Com isso, será possível estabelecer um plano personalizado de medicina preventiva.”

Sobre o autor:

Francis S. Collins, M.D. e Ph.D., é diretor do National Institutes of Health (Institutos Nacionais da Saúde, nos Estados Unidos). Um dos cientistas mais respeitados da atualidade, ele dirigiu por quinze anos o National Human Genome Research Institute (Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano) e foi um dos responsáveis pelo Projeto Genoma Humano. Em 2007, recebeu a Presidential Medal of Freedom (Medalha Presidencial da Liberdade), a principal condecoração civil dos Estados Unidos, assim como foi agraciado com a National Medal of Science (Medalha Nacional de Ciência), em 2009, por suas contribuições revolucionárias para a pesquisa genética.

Serviço:
Título: A Linguagem da Vida
Subtítulo: O DNA e a revolução na sua saúde
Autor: Francis S. Collins
Editora Gente
ISBN: 978-85-7312-692-1
Gênero: Não-ficção
Formato: 16x23
Páginas: 360
Preço: R$ 44,90
Ano e número da edição: 2010 / 1ª edição

Lu Alckmin recebe primeiras-damas da região de Araçatuba

Lu Alckmin recebe primeiras-damas e presidentes de fundos municipais de 20 cidades da região de Araçatuba
Encontro reuniu primeiras-damas e presidentes de fundos municipais de 20 cidades da região

A presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado, Lu Alckmin, recebeu nesta quarta-feira, 6, primeiras-damas e presidentes de fundos municipais de 20 cidades da região de Araçatuba. A reunião aconteceu no Palácio dos Bandeirantes, na capital.

Durante o encontro, a primeira-dama apresentou os projetos que estão sendo desenvolvidos e reforçou a importância da parceria entre o Fundo Social de Solidariedade do Estado e os fundos municipais. Essa interação se dará por meio de uma série de convênios, como é o caso da Escola de Moda.

"Esse é o primeiro de uma série. Faremos agendas com todas as primeiras-damas do estado. O nosso objetivo é ouvir as necessidades de cada uma delas e colocar o Fundo Social à disposição", informou Lu Alckmin.

A Escola de Moda, no Parque da Água Branca, iniciará as aulas no dia 27 de abril, com alunos da capital. A partir do segundo semestre, o projeto será dividido em duas fases para atender o estado.

Na primeira, serão montados os pólos regionais. Eles servirão como sedes de capacitação. "Os municípios que não tiverem condições de encaminhar pessoas para aprenderem as técnicas dos cursos aqui na capital enviarão a essas cidades", explicou a primeira-dama.

A implantação da Escola de Moda nas demais prefeituras fará parte da segunda etapa do projeto. O Fundo Social repassará a cada município, mediante convênio, o Kit costura (composto por maquinário) e os materiais necessários para os cursos. Em contrapartida, a cidade deve ceder o espaço e manter a equipe de professores.

A Escola de Moda terá cursos nas áreas de roteiro de costura (modelagem, corte e costura), bijuteria, confecção de caixas, bordados em linha e pedraria, crochê e patchwork. Serão quatro horas por dia de aulas durante o período de um mês e meio. Os cursos são destinados às pessoas com mais de 18 anos, não sendo necessária escolaridade mínima.

Padarias Artesanais

A novidade será a forma de implantação das Padarias Artesanais no interior. O Fundo Social fará convênios com as prefeituras. Os fundos municipais receberão o kit Padaria - composto por um forno inox, batedeira, liquidificador, balança, assadeiras de alumínio e botijão de gás - e também uma série de outros equipamentos necessários para a parte teórica do curso. E assim como a Escola de Moda, o município terá que providenciar o espaço e manter a equipe de professores.

Campanha do Agasalho

A tradicional Campanha do Agasalho será lançada em maio, mas alguns detalhes foram adiantados nesta reunião. O foco deste ano será a qualidade das peças e não a quantidade. "Pediremos às pessoas que doem peças em bom estado, limpas. Queremos não só aquecer, mas resgatar a auto-estima e oferecer dignidade à população carente", reforçou a presidente do Fussesp. A madrinha da campanha será a apresentadora Hebe Camargo.

Cidades participantes

Participaram do encontro primeiras-damas e presidentes de fundos das cidades de Alto Alegre, Araçatuba, Barbosa, Bento de Abreu, Braúna, Brejo Alegre, Buritama, Castilho, Clementina, Coroados, Gabriel Monteiro, Glicério, Ilha Solteira, Lourdes, Luiziânia, Nova Luzitânia, Piacatu, Santo Antonio do Aracanguá, São João de Iracema e Turiúba.