Assista nosso Programa

domingo, 22 de maio de 2011

Governo do Estado de São Paulo investiu R$ 27 milhões na modernização do complexo esportivo

O governador Geraldo Alckmin e o secretário de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Jorge Pagura, reinauguram neste domingo, 22, o Ginásio Geraldo José de Almeida e a pista de atletismo do Estádio Ícaro de Castro Mello. Ambos fazem parte do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, mais conhecido como Ibirapuera.

“Investimos cerca de 27 milhões na modernização e recuperação de todo complexo Constâncio Vaz Guimarães. O esporte é importante porque educa e disciplina, além de ser saúde”, observou o governador durante a inauguração.

A pista de atletismo, que foi recapeada com piso de tartã alemão, já receberá no domingo o GP Internacional Caixa São Paulo 2011 (Meeting Internacional), organizado pela Confederação Brasileira e a Federação Paulista de Atletismo, com apoio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado.

O piso da pista é igual ao utilizado no Estádio Olímpico de Berlim, onde Usain Bolt bateu o recorde mundial dos 100 metros. A marcação foi certificada pela IAAF (Associação Internacional de Atletismo).

Na cerimônia de reabertura do Ginásio Geraldo José de Almeida foram homenageados com a “Medalha de Honra do Mérito Esportivo” atletas que nele obtiveram grandes conquistas, como Wlamir Marques, Amaury Passos e Hortência Marcari, do Basquete, Tiago Camilo e Aurélio Miguel, do Judô, Willian Carvalho da Silva e Ana Beatriz Moser, do Volei, Nelson Prudêncio e Wanda dos Santos, do Atletismo, e Eder Jofre, do boxe.

Na quadra do ginásio, o piso de poliuretano auto-nivelante foi colocado sobre uma manta de borracha, a iluminação recebeu luzes próprias para transmissão em HDTV (inclusive no estádio), as cadeiras foram todas trocadas e o teto ganhou um revestimento termo acústico, com lona tensionada que ajuda a controlar a temperatura e o som interno e externo. Ainda em relação a acústica, 5.600 sonofletores tiveram suas placas trocadas para melhorar a qualidade do som interno.

A quadra teve ainda aumentadas as suas dimensões, permitindo a realização de torneios de torneios de tênis sem comprometimento de público.

O Ginásio Geraldo José de Almeida, inaugurado em 25 de janeiro de 1957, tem capacidade para 12 mil espectadores nas arquibancadas e salas de apoio para os atletas. Nunca havia passado por uma recuperação estrutural tão profunda, com a instalação, inclusive, de áreas de acessibilidade.

Dois outros ginásios de treinamento também foram reinaugurados neste domingo: o Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, com aproximadamente 100 mil metros quadrados, é um dos maiores da América Latina. Além do ginásio e do estádio com pista de atletismo, abriga o Conjunto Aquático Caio Pompeu de Toledo, o Ginásio Poliesportivo Mauro Pinheiro, o Palácio do Judô, alojamento para 340 pessoas, três auditórios com cerca de 300 lugares, salas de condicionamento físico, três quadras oficiais de tênis, dois mini-ginásios poliesportivos e estacionamento.

Já o Estádio Ícaro de Castro Mello, que abriga a pista de atletismo, tem capacidade para 13.400 espectadores. O Palácio do Judô, com capacidade para atender 500 pessoas, abriga treinamentos e competições de judô e vôlei. Orçadas em R$ 26,7 milhões, as obras do Constâncio Vaz Guimarães começaram em agosto de 2010.

O Conjunto Aquático Caio Pompeo de Toledo, com piscina olímpica e outra para nado sincronizado e saltos ornamentais, deve ser reinaugurado em outubro deste ano. Ambas seguem os padrões da FINA (Federação Internacional de Natação Amadora).