Assista nosso Programa

sábado, 5 de junho de 2010

Instituto do PVC patrocina Regata Ecológica na Billings

O evento, visando promover a Copa Sustentável e o uso racional da água, vai acontecer no dia 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente.



O Instituto do PVC será patrocinador da Regata Ecológica, que acontecerá na Represa Billings, em São Paulo, no dia 5 de junho. O evento, realizado pelo Sindicato Nacional das Empresas de Arquitetura e Engenharia Consultiva (Sinaenco), o Portal Copa 2014 e Instituto de Engenharia, promoverá o uso racional da água e a Copa Sustentável, em comemoração ao Dia do Meio Ambiente.

O Instituto do PVC tem trabalhado em parceria com o Sinaenco para que o Brasil se prepare adequadamente para os eventos esportivos que irá sediar nos próximos anos (Copa do Mundo de Futebol, em 2014 e Olimpíadas, em 2016). O objetivo é que a cadeia produtiva do PVC possa contribuir, não apenas nas obras referentes aos estádios e ginásios esportivos, mas em todo o legado de infraestrutura e saneamento que os eventos deixarão no entorno das cidades-sede.

Segundo Miguel Bahiense, presidente do Instituto do PVC, o produto é o principal plástico da construção civil e do saneamento básico, sem contar a sua importante participação na arquitetura. O executivo destaca o estádio de Cape Town, construído para a Copa da África do Sul, em 2010. “São 35.000 m2 de membrana de PVC sobre a cobertura de vidro do estádio. Além de filtrar os raios solares e melhorar a acústica do estádio, reduzindo ecos, o PVC protege a cobertura de vidro dos fortes ventos que atingem a região onde o estádio se localiza entre o mar e as montanhas. Vale lembrar que dos sete estádios construídos ou reformados para a Copa da Alemanha, realizada em 2006, cinco receberam cobertura de PVC”, afirmou Bahiense.

Quando o assunto é sustentabilidade, mais uma vez o PVC é destaque. O executivo lembra que o produto ajuda na conservação dos recursos naturais, melhora a qualidade de vida das pessoas e contribui para o crescimento econômico. Bahiense também ressalta que a principal matéria-prima do PVC é o sal marinho, um recurso natural inesgotável, e que o PVC é 100% reciclável, podendo ser reciclado várias vezes sem perder as suas propriedades originais. O U.S. Green Building Council (USGBC), o mais importante órgão dos Estados Unidos quando se discute Construção Sustentável, atestou a sustentabilidade do PVC no que diz respeito a impactos ambientais e de saúde humana.

O Instituto do PVC tem atuado juntamente com o Sinaenco, em seus ciclos de debates nas cidades-sede brasileiras, para divulgar o conceito de uma Copa Sustentável e aproveita o Dia do Meio Ambiente para reforçar este conceito. “O Instituto do PVC tem o compromisso de orientar a cadeia produtiva a adotar posturas socialmente responsáveis, no intuito de promover o crescimento sustentável do setor, difundindo suas características técnico-científicas, ambientais e de reciclabilidade do produto”, concluiu Miguel Bahiense.

A Regata Ecológica também terá o apoio da ONG Vento em Popa, que desenvolve projetos para a inclusão social de jovens carentes, ensinando-os a fabricar barcos à vela e a velejar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário