Assista nosso Programa

terça-feira, 12 de julho de 2011

A experiência de combater o desperdício e doar a quem precisa‏

Encontro promovido pelo MDS reúne equipamentos de vários estados numa avaliação do programa Bancos de Alimentos
Brasília, 12 – A diversidade e a identidade de experiências foram as principais características das apresentações durante encontro, nesta terça-feira (12), em Brasília, para avaliar o programa Bancos de Alimentos. A ação, que busca evitar o desperdício de alimentos distribuindo-os a quem precisa, tem apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) para construção predial e aquisição de equipamentos.
A secretária nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Maya Takagi, disse que “os bancos devem ser uma perna para a política de segurança alimentar e nutricional”.
Aline Rissatto, da ONG Rede Empresarial Bancos de Alimentos, comentou a experiência iniciada em 1999 e os beneficiados por ela: “São 51 instituições cadastradas no estado de São Paulo, com uma lista de espera de 200 instituições”. A ONG promove coleta urbana, transporte, triagem e entrega: “A gente busca locais onde sobre alimento e o distribui a quem precisa”.
Presidente da Rede Empresarial Bancos de Alimentos do Rio Grande do Sul, Paulo Renê relatou a experiência de atendimento de 110 mil pessoas por mês: “Os supermercados doam o que não comercializam e a Rede realiza eventos como o Sábado Solidário, que consegue arrecadar até 60 toneladas de alimentos por dia”.
O Banco Municipal de Alimentos de Santo André, em São Paulo, é o primeiro banco público da América Latina. Patrícia Veras informou que são doadas 125 toneladas de comida por mês. “Contamos também com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desde 2009. São 120 toneladas mensais vindas do programa, além das 191 entidades parceiras, que fornecem alimentos diariamente ou semanalmente”.
“Sensibilizamos as empresas, do presidente aos funcionários, para que não joguem fora e que conheçam a outra ponta”, explica Luciana Gonçalves, do Banco de Alimentos apoiado pela rede Sesc Mesa Brasil, sobre a mobilização nos locais de trabalho. Ela relatou a experiência paulista, onde dez unidades operacionais atendem 19 municípios. “O grande estímulo era a possibilidade de desenvolver ação educativa porque é através da educação que faremos a transformação dessa realidade.”
Também foram relatadas as experiências do Banco de Alimentos de Contagem, em Minas Gerais, e de Intanhaém, em São Paulo, além da Rede de Bancos de Alimentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte e do Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional de Diadema, no ABC paulista.
Programa – Os Bancos de Alimentos são equipamentos públicos de alimentação e nutrição destinados a arrecadar, selecionar, processar, armazenar e distribuir gêneros alimentícios arrecadados por meio de doações junto à rede varejista e/ou adquiridos da agricultura familiar por meio de programas governamentais. Apoiam o abastecimento alimentar local por meio da integração com outras ações de segurança alimentar e nutricional, como o PAA e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
Com apoio do MDS, já foram criadas 68 unidades em todo o País.

Modernização da Copa 2014‏

SP é a 1ª cidade-sede de abertura do I Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, [novos] Meios de Pagamento e Negócios na Web
Evento inédito focado na modernização do varejo e serviços para Copa de 2014 começa dia 05 de agosto
São Paulo foi a cidade-sede escolhida para fazer a abertura oficial do I Seminário Nacional de Comércio Eletrônico, [novos] Meios de Pagamento e Negócios na Web – evento inédito de inclusão digital direcionado para a modernização do comércio, varejo, serviços e e-commerce, que passará pelas 12 cidades-sede da Copa de 2014 e mais três cidades turísticas do país. O road show é uma iniciativa da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) e idealizado pelo consultor de marketing e especialista em Copa do Mundo, Marcelo Castro.
O evento será realizado dia 05 de agosto, sexta-feira, no auditório da Fecomercio, localizada na Rua Doutor Plínio Barreto, 217, das 8h30 às 18h. As inscrições podem ser feitas no www.e-comercio2011.com.br.
O objetivo do mega-evento é reunir especialistas, consultores e autoridades para apresentar um panorama geral do ambiente de negócios no Brasil e das necessidades de informação, formação, capacitação profissional no meio digital, investimentos em infraestrutura tecnológica necessários para atender a uma nova demanda mercadológica e perfil do novo consumidor. 
Para debater problemas e soluções para o mundial no que remete a modernização tecnológica, além da CNDL, o evento tem apoio e patrocínio de empresas que podem contribuir para a organização da Copa de 2014 no Brasil, como: FEBRABAN, FECOMERCIO, SEBRAE, GS1, Oracle, Redecard, Vivo, Gollog, Banco Santander, dentre outras. Para isso, o road show percorrerá as 12 cidades-sede com especialistas conforme calendário disponível no site www.e-commercio2011.com.br
Entre os palestrantes confirmados está o Doutor Jack London, um dos maiores especialistas e autoridades em comércio eletrônico e negócios digitais, além de ser pioneiro da web no Brasil.

Além de London, o especialista em sociedade digital, Doutor Renato Ópice Blun, o perito criminal da Policia Federal/APCF, Doutor Hélvio Peixoto e o presidente da CNDL, Roque Pellizarro Junior, já tem presença garantida. Entre outras autoridades, o mega-evento trará executivos da Febraban, Santander, Gollog, Redecard e Vivo que apresentarão temas e workshops relacionados ao Comércio Eletrônico, Suporte Bancário Digital, Novos Meios de Pagamento, Comunicação na Web, Mobilidade e Tecnologia e Infraestrutura.
Para o idealizador do projeto e especialista em Copa do Mundo, Marcelo Castro, o evento é uma oportunidade de compartilhar visões e experiências de sucesso na nova era digital, com comerciantes, lojistas, profissionais da rede hoteleira e de serviços. “A necessidade deste mega-evento se deu a partir da identificação de ameaças e desafios que o comércio e o varejo já estão enfrentando com o aquecimento da economia e do volume de transações comerciais e financeiras”, explica.
Para Castro, o ambiente atual e as formas de transações financeiras, se não modernizadas, podem se tornar um risco para comerciantes, prestadores de serviços, taxistas, lotéricas, etc. “Estes profissionais estarão expostos e ameaçados por uma avalanche de assaltos e crimes. A dificuldade de fazer câmbio e a necessidade de uma rede maior de caixas bancários automáticos também se somam as dificuldades que estão por vir”, afirma.

Uma das oportunidades que o evento vai apresentar é a substituição do trânsito de dinheiro e cheques por meios eletrônicos de pagamentos. Outra saída é de incentivar a entrada dos comerciantes, lojistas, rede hoteleira, dentre outros, para o comércio eletrônico, permitindo vender mais e para clientes além do balcão e dos limites de cada cidade. “Com a chegada de um grande volume de turistas e o aumento natural das atividades comerciais, o país vai precisar de uma base maior de bancarização e formas de proteger o ambiente comercial para potencializar os negócios”, explica Castro.
A falta deste preparo, segundo Marcelo Castro, pode trazer complicações não somente para a realização dos jogos, mas para a normalidade dos negócios, segurança da população, do comércio, varejo, rede hoteleira e de serviços.
A participação no evento é gratuita e os interessados podem fazer as inscrições pelo site www.e-comercio2011.com.br. As palestras e workshops serão realizados para todos os níveis de interesse, assim como, para aqueles que querem entender e iniciar no comércio eletrônico e para os que já estão na web e desejam expandir suas atividades com segurança e inovação. Além disso, o evento dará acesso a serviços e suporte tecnológico gratuito e apoio prático de como construir uma loja virtual com segurança.
*