Assista nosso Programa

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Fundação Ema Klabin realiza ciclo de palestras sobre sustentabilidade na Semana Nacional de Museus

Reservas Particulares do Patrimônio Natural, o conceito de solidariedade entre museus e o desafio de pensar problemas e soluções são alguns dos tópicos dos encontros.


A sustentabilidade é um dos grandes desafios da vida contemporânea. É com este tema, que os museus de todo o Brasil participam da 13ª Semana Nacional de Museus, entre os dias 18 a 24 de maio de 2015. A iniciativa do Ibram, reúne atividades diversas dos museus brasileiros marcando o Dia Internacional de Museus (18 de maio).

A Fundação Ema Klabin participa da Semana de Museus com uma série de encontros onde a sustentabilidade é a pauta. No dia 21 de maio, às 14h30, a coordenadora do curso de Museologia da ETEC (SP), Cecília Machado, a coordenadora da comissão dos cursos de extensão em História da Arte da UNIFESP, Elaine Dias e o curador da Fundação Ema Klabin, o arquiteto Paulo Costa, realizam uma interativa mesa redonda, para discutir as parcerias institucionais dentro da esfera dos museus.

No dia 23 de maio, das 9h30 às 11h, a cineasta e pesquisadora Brasília Mascarenhas e a bióloga Mariana Machado ministram palestra sobre o caso das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Alto Gamarra e Papagaio de Peito Roxo, áreas de mata nativa preservada destinadas à conservação da biodiversidade e à pesquisa científica. Das 11h30 às 13h, Thiago Pereira, coordenador de sustentabilidade das indústrias Klabin, e o pesquisador Luiz Peixeiro falam sobre a cultura e memória da família Klabin e seus reflexos na sustentabilidade da companhia.

Sustentabilidade na prática


A questão do desenvolvimento sustentável é uma prática nas ações da Fundação Ema Klabin. A casa-museu, que periodicamente traz palestras sobre o tema, já implementou um sistema de captação de águas pluviais, adotou o uso de lâmpadas econômicas e o tratamento biológico para o lago de carpas. O espaço cultural ainda aproveita na compostagem as folhas das árvores do imenso jardim projetado por Burle Marx e está implementando um projeto de gerenciamento de resíduos.

“O papel do Museu hoje não se limita a proteger a herança cultural do passado. Precisamos participar da construção de um mundo mais sustentável”, lembra o curador da casa-museu, o arquiteto Paulo Costa.

Sobre a Casa-Museu:



Inspirada no Palácio de Sanssouci, Alemanha, museu abriga mais de 1500 obras de grandes mestres da arte. Jardim foi projetado por Burle Marx.

No Jardim Europa, bairro nobre de São Paulo, está a Fundação Ema Klabin, uma charmosa casa-museu que reúne mais de 1.500 obras, entre pinturas do russo Marc Chagall e do holandês Frans Post, dos modernistas brasileiros Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti, Portinari e Lasar Segal; talhas do mineiro Mestre Valentim, mobiliário de época, peças arqueológicas e decorativas. A casa-museu de 900 m² foi inaugurada em 1960 e Ema Klabin viveu ali até 1994. Após sua morte, a casa passou a ser a sede da instituição que leva seu nome e reúne sua coleção de arte. A casa-museu é aberta para visitação pública.

Serviço:

Dia 21 de maio, às 14h30: mesa redonda Parcerias institucionais dentro da esfera dos museus Inscrições:educativo@emaklabin.org.br

Dia 23 de maio:

Das 9h30 às 11h: palestra Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs) Alto Gamarra e Papagaio de Peito Roxo

Das 11h30 às 13h: palestra Cultura e Memória da família Klabin e seus reflexos na sustentabilidade da companhia. Inscrições:cursos@emaklabin.org.br

Entrada franca

Visitas Monitoradas: Terça a sexta: às 14h, 15h,16h e 17h. Sábados de show: 14h às 16h30. Agendamento: De segunda a quinta as visitas monitoradas devem ser agendadas pelo telefone (11) 3062 5245 ou pelo site http://www.emaklabin.org.br/ Às sextas-feiras e sábados de show as visitas não necessitam agendamento. As visitas duram em média uma hora. Preço: De terça a quinta: R$ 10,00. Sextas e sábados de show: Entrada franca

Local: Fundação Ema Gordon Klabin
Endereço: Rua Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo.
http://emaklabin.org.br/