Assista nosso Programa

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Palestra sobre Gastroenterologia na APM aborda a prevenção do câncer de cólon

Evento é aberto ao público leigo. Divulgará a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer

O Departamento de Gastroenterologia da Associação Paulista de Medicina (APM) realiza o V módulo do curso da especialidade, em 16 de outubro de 2010, abordando métodos de prevenção do câncer de cólon, também chamado de colorretal (CCR).

O objetivo é divulgar a importância da prevenção e diagnóstico precoce deste tipo de câncer à população leiga e estudantes de medicina. Conforme a dra. Angelita Habr-Gama, professora-titular de cirurgia da FMUSP e coordenadora do curso, o câncer de cólon pode ser identificado e ressecado durante um exame, a colonoscopia.

“Muito frequente em todo o mundo, particularmente nos países economicamente mais desenvolvidos, o câncer colorretal tem um prognóstico muito bom quando tratado precocemente, podendo-se obter índices de sobrevida superiores a 90%”, informa dra. Angelita.

Serão abordados os métodos da prevenção primária, secundária e terciária, com apresentação de medidas que podem reduzir a incidência e os índices de mortalidade na população geral; também serão enfatizados os processos de rastreamento.

“Entende-se por método de rastreamento a identificação de câncer em uma população assintomática, mas que tem maior risco de desenvolvê-lo. Tais processos incluem a pesquisa de sangue oculto nas fezes, a colonoscopia (convencional ou virtual) e os métodos genéticos, dentre os quais a pesquisa de DNA em fezes”, explica.

Ao final da aula, será aberto um espaço para perguntas. Os valores do curso podem ser vistos no site www.apm.org.br. Mais informações pelos telefones (11) 3188-4252/4334.

O câncer de cólon

A incidência prevista para 2010 do câncer colorretal na população brasileira, de acordo com os dados fornecidos pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA), é de 13..310 casos para o sexo masculino e de 14.800 casos para o sexo feminino. A distribuição da frequência nos diferentes estados é variada, sendo maior na região sudeste do que no norte ou nordeste.

Além dos fatores genéticos, fatores ambientais também podem influenciar no desenvolvimento desta neoplasia. A dieta moderna contendo muita gordura animal, açúcar refinado, sal, corantes e aditivos tem sido reconhecida como causa importante do aumento crescente deste tipo de câncer. Vida sedentária, álcool, fumo, estresse e obesidade são também implicados em sua gênese.

Curso de Gastroenterologia – Módulo V: Prevenção do Câncer de Cólon

Data: 16 de outubro de 2010
Horário: das 9h às 13h
Local: APM
Endereço: Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo – SP
Informações e inscrições: (11) 3188-4252/4334 | www.apm.org.br
E-mail: eventos@apm.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário