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sábado, 23 de julho de 2011

Alckmin inicia obras de ampliação da Linha 5-Lilás entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin

As escavações de dois poços já foram concluídas. No terceiro poço, as escavações encontram-se com 90% da obra já executada. Cada poço possui 32,8m de diâmetro e 24m de profundidade. - Foto: Rafael Lasci



Concluída, linha terá 20 km de extensão e 17 estações; investimento total será de R$ 6,9 bilhões

O governador Geraldo Alckmin iniciou neste sábado, 23, as obras de expansão da Linha 5-Lilás no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, que abrange os lotes construtivos de 2 a 8 desse empreendimento.

Alckmin iniciou neste sábado, 23, as obras de expansão da Linha 5-Lilás
no trecho entre as estações Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin
Foto: Rafael Lasci
Inicialmente, o governador foi de metrô da estação Capão Redondo até a Largo Treze, trecho já em operação desde 2002. Na sequência, vistoriou as obras da estação Adolfo Pinheiro e acompanhou o processo de concretagem da laje de fundo do Poço nº 1, que fará parte do corpo dessa estação.

"A linha 5-Lilás do metrô vai atender mais de 10 hospitais. São 12 quilômetros de trem, 11 estações novas. Ela atende 250 mil passageiros por dia, e ela vai passar a atender 650 mil passageiros por dia", declarou o governador ao vistoriar as obras.

Para simbolizar o começo da ampliação da Linha 5 entre a estação Adolfo Pinheiro até a Chácara Klabin, o governador operou uma retroescavadeira e demoliu parte de um dos imóveis desapropriados, local que posteriormente será o canteiro de obras da futura estação Alto da Boa Vista.

Trecho Largo Treze - Adolfo Pinheiro

Alckmin inicia obras de ampliação da Linha 5-Lilás entre as estações
 Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin - Foto: Rafael Lasci
O trecho entre as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro, que corresponde ao lote 1 da expansão, teve as obras iniciadas em setembro de 2009 e a estação Adolfo Pinheiro está sendo construída por método de escavação que utiliza cinco poços sequenciais para a estrutura civil da edificação.

As escavações de dois poços já foram concluídas. No terceiro poço, as escavações encontram-se com 90% da obra já executada. Cada poço possui 32,8m de diâmetro e 24m de profundidade.

Por esse método, os dois poços restantes só poderão ser escavados após a execução do revestimento de concreto definitivo de três dos poços previamente escavados. Quando estiver concluído, o fundo da escavação ficará a 24m da superfície e as plataformas a 20m de altura em relação ao solo.

No trecho intermediário entre as estações Largo Treze (em operação) e Adolfo Pinheiro localiza-se o poço de obras Delmiro Sampaio, que tem 13m de diâmetro e 25m de profundidade. Esse poço está sendo utilizado para a escavação do túnel das vias por onde passarão os trens.

No momento, esse túnel conta com a primeira fase da escavação (calota) concluída. Futuramente, esse poço será utilizado para ventilação e saída de emergência. Outro poço, o Conde de Itu, será utilizado para o avanço das escavações do túnel de vias em direção à região central.

Na construção da estação Adolfo Pinheiro haverá a retirada de 92 mil m³ de terra e serão utilizados 25,1 mil m³ de concreto e 3.310 toneladas de aço. O trecho de cerca de um quilômetro entre as estações Largo Treze e Adolfo Pinheiro está sendo construído pelo método NATM (escavação mecânica com jateamento de concreto) e deverá ser entregue em 2013. A previsão de demanda de passageiros/dia para este trecho é de cerca de 12.250 e o valor do investimento referente a ele o trecho de R$ 187,8 milhões (obras civis e via permanente).

Trecho Adolfo Pinheiro - Chácara Klabin
No dia da inspeção, o governador dará início às obras dos lotes de 2 a 8, entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin. Neste trecho, 84% dos imóveis já estão com imissão na posse (são 303 de um total de 362).

A próxima etapa das obras, com cerca de cinco meses de duração, inclui o aprofundamento das prospecções geológicas e realização de prospecção arqueológica, além da instalação dos canteiros de obras. Nessa fase também é necessária a realização de estudo ambiental que inclui a remoção de eventuais árvores nas áreas em que haverá obras.

Paralelamente, técnicos do Metrô estão em contato com as concessionárias para o remanejamento de interferências como postes de iluminação, sinalização semafórica, água e esgoto. Em todo o trecho da expansão, já foram instaladas as placas com informação da obra.

Entre os lotes 2 a 8, as escavações e a construção de dois túneis paralelos serão realizadas por dois shields (tatuzões) entre Alto da Boa Vista e Água Espraiada. No trecho entre a Avenida Bandeirantes, antes da estação Ibirapuera, até Chácara Klabin, um shield "megatatuzão" construirá um túnel único (via singela).

A expansão da Linha 5 entre o Largo Treze e Chácara Klabin terá 11,5 km de extensão e 11 estações (Adolfo Pinheiro, Alto da Boa Vista, Borba Gato, Brooklin-Campo Belo, Água Espraiada, Ibirapuera, Moema, Servidor, Vila Clementino, Santa Cruz e Chácara Klabin).

A previsão é que a Linha 5-Lilás seja totalmente concluída em 2015, de Capão Redondo a Chácara Klabin, com 20 km de extensão e 17 estações, quando a demanda de passageiros/dia para linha é estimada em cerca de 644 mil. O valor total do investimento será de R$ 6,9 bilhões.

Linha 5-Lilás hoje

Atualmente, a Linha 5 é utilizada por cerca de 205 mil pessoas/dia. O trecho inicial da Linha 5-Lilás (Capão Redondo - Largo Treze) foi entregue à população em outubro de 2002 e conta com 8,4 km de extensão operacional e seis estações: Capão Redondo, Campo Limpo, Vila das Belezas, Giovanni Gronchi, Santo Amaro e Largo Treze.

Aquisição de 26 trens

Em aquisição garantida pelo governo do Estado, o Metrô de São Paulo terá mais 26 trens novos em sua frota para operar na Linha 5-Lilás, que funciona atualmente entre Capão Redondo e Largo Treze, em Santo Amaro, e que está em obras de expansão até a estação Chácara Klabin (local de integração com a Linha 2-Verde), passando pela estação Santa Cruz (integração com a Linha 1-Azul). O primeiro destes 26 trens, com seis carros cada, será entregue em 2013, ano da inauguração da estação Adolfo Pinheiro (os demais trens serão fornecidos progressivamente, dentro do período de 40 meses).

Os novos 26 trens da Linha 5-Lilás (cuja frota atual é de 8 trens) serão fornecidos pela fabricante espanhola CAF, que possui fábrica no município paulista de Hortolândia, após vencer concorrência internacional (regida por normas do Banco Mundial- BIRD, que financiará o investimento), com o valor de R$ 615.103.680,10.
Alckmin vistoriou as obras da estação Adolfo Pinheiro e acompanhou o processo de concretagem da laje de fundo do Poço nº 1, que fará parte do corpo dessa estação - Foto: Rafael Lasci

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