Assista nosso Programa

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Brisa do mar e pé na areia: a receita de um arqueiro para a Olimpíada


Arraial do Cabo (RJ) é um dos destinos favoritos de Marcus D’Almeida, uma das apostas do Brasil no tiro com arco. Evento-teste começa nesta terça-feira (15), no Sambódromo, do RioLuciana Vicária

Ele é o caçula da seleção brasileira de tiro com arco. A pouca idade, no entanto, não é sinônimo de inexperiência. Aos 17 anos, o arqueiro Marcus Vinícius D’Almeida acumula grandes feitos na modalidade: foi campeão mundial Júnior em Yankton, nos Estados Unidos; bronze no pan-americano de Toronto, no Canadá; o que lhe rendeu a 8º posição no ranking mundial este ano.

Para este jovem atleta, manter o foco, treinar a mira e exercitar a sensibilidade - o que significa perceber as mínimas diferenças na direção e velocidade dos ventos - são habilidades essenciais para obter um bom resultado no esporte. Talvez por isso Marcus tenha eleito Arraial do Cabo (RJ) como seu destino de férias. Lá ele caminha descalço pelas dunas de areia branca, aprecia a vegetação de restinga, as lagoas e a praia de mar cristalino.

“Arraial tem uma beleza natural deslumbrante, com clima tranquilo de cidade pequena. É ideal para recarregar as energias, apreciar a brisa do mar e sentir o mar calmo”. A cidade também é ideal para a prática de mergulho e atividades de ecoturismo. Suas construções de apenas dois andares em ruas bem sinuosas mantêm características típicas de uma vila de pescadores. Ao contrário de Cabo Frio e Búzios, mais badaladas, a cidade é mais calma.

Infelizmente a rotina de treinos: cinco horas por dia, seis vezes por semana, impede Marcus de viajar o quanto gostaria. Seus deslocamentos estão vinculados à rotina dos campeonatos. Com a delegação de tiro com arco conheceu as capitais Belo Horizonte, Vitória, Brasília e São Paulo. “São sotaques diferentes e paisagens que mostram as várias faces do meu país”, disse. “Meu destino dos sonhos? Lençóis Maranhenses, com aquelas dunas a perder de vista, pontilhadas por lagoas de água doce azuis e verdes, deve ser maravilhoso”, afirmou.

A partir de hoje Marcus terá de botar à prova suas habilidades. Ao lado dele estarão mais 127 competidores de 30 países, todos em busca de uma vaga para a Olimpíada. O palco da competição será o Sambódromo, no Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário