Assista nosso Programa

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Governo assina contratos para expansão da Linha 5-Lilás do Metrô

Extensão contará com mais 12 quilômetros de linhas, 11 novas estações e passará a atender 640 mil passageiros/dia


O governador Alberto Goldman participou nesta quarta-feira, 20, da assinatura dos contratos dos lotes 2 a 8 do prolongamento da Linha 5-Lilás do Metrô, cujas obras, no trecho entre Adolfo Pinheiro e Chácara Klabin, devem ser iniciadas em até 30 dias, com a abertura das ordens de serviço, devendo durar até meados de 2014.

Com a expansão da Linha 5-Lilás, Santo Amaro ficará mais perto do centro de São Paulo. O novo trecho reduzirá em cerca de uma hora o tempo de deslocamento para usuários da zona sul da cidade.

No total, a Linha 5-Lilás terá 20 quilômetros de trilhos e será conectada com as Linhas 1-Azul, em Santa Cruz, e 2-Verde, em Chácara Klabin, além do corredor São Paulo-Diadema da EMTU.

Atualmente, a Linha 5-Lilás opera no trecho entre as estações Capão Redondo e Largo Treze, com seis estações e extensão de oito quilômetros, atendendo cerca de 178 mil passageiros/dia e se conectando com a Linha 9-Esmeralda da CPTM na estação Santo Amaro.

Os lotes de 2 a 8 correspondem à construção das obras civis, acabamento e via permanente do prolongamento da Linha 5-Lilás, que seguirá da futura estação Adolfo Pinheiro, no centro de Santo Amaro, pelos eixos das avenidas Adolfo Pinheiro, Santo Amaro e Ibirapuera, continuando pela rua Pedro de Toledo. Serão atendidos os bairros do Brooklin, Campo Belo, Ibirapuera, Moema, Vila Clementino, Vila Mariana e Chácara Klabin. As obras do trecho entre Largo Treze e Adolfo Pinheiro já estão em andamento.

Além de tornar a viagem da zona sul ao centro mais rápida, a Linha 5-Lilás facilitará o acesso a oito grandes hospitais, como o Hospital do Servidor Público e o Hospital São Paulo, tornando os serviços públicos básicos mais acessíveis a um grupo mais amplo da sociedade.

Plano de Expansão

As obras de extensão da Linha 5-Lilás da fazem parte do Plano de Expansão dos Transportes Metropolitanos, por meio do qual o Governo de São Paulo investirá R$ 23 bilhões, até 2011, na ampliação do Metrô e na modernização da malha ferroviária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário