Assista nosso Programa

sábado, 3 de julho de 2010

Projeto de capacitação em jardinagem tem índice de 70% de empregabilidade

Um grupo de jovens trabalha entusiasmado em uma praça nos arredores do Parque Ibirapuera, Zona Sul da Cidade. O que atrai a atenção e o esforço da turma é um maciço de azaléias que, aos poucos, vai sendo retirado da terra, para depois ser transplantado para o parque. A equipe maneja as ferramentas e comemora cada avanço. Esses jovens são estudantes do Crer Ser - Germinando a Cidadania, da Prefeitura de São Paulo.


O curso de capacitação em jardinagem e paisagismo já auxiliou cerca de 400 jovens de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social a dar seus primeiros passos no mercado de trabalho. O Crer Ser está incluído no programa Bolsa Trabalho, que oferece uma ajuda mensal de R$ 263,92 durante os seis meses de aulas. Segundo a coordenação do projeto, cerca de 70% dos estudantes conseguiram emprego depois de concluir o curso. A maioria deles trabalha hoje em lojas de jardinagem e na manutenção de jardins públicos e particulares.

A ex-operadora de caixa Luciele Maria Regis da Silva, 20 anos, começou o curso em abril. Ela cursa o segundo ano do ensino médio. Após dois meses no Crer Ser, descobriu que gosta da área de jardinagem e hoje faz projetos profissionais e acadêmicos nessa área. "Eu tenho planos de seguir trabalhando com jardinagem e de fazer a faculdade de paisagismo", conta.

A inclusão social não ocorre só por meio da educação para o trabalho: o projeto oferece atividades de valorização da auto-estima e desenvolvimento pessoal. Além disso, a jardinagem é terapêutica. "Quando a pessoa está em um estado de vulnerabilidade, há uma carência não só de dinheiro, mas também de confiança", explica a bióloga Assucena Tupiassu, 47 anos, professora do Crer Ser.

"Eu não sabia o que era jardinagem. Queria um curso para entrar no mercado de trabalho. Gostei do projeto por ter um lado social, que ensina também envolvimento e responsabilidade com a comunidade e com o meio ambiente", relata Angélica Soares, 21 anos. A jovem concluiu a capacitação em 2005, quando passou a ser monitora do Crer Ser. Na mesma época, começou sua vida profissional como atendente de balcão em uma loja de jardinagem. Com seu esforço, conquistou na empresa o posto de coordenadora de manutenção de jardins, na liderança de três jardineiros. Hoje, ela cursa a faculdade de Gestão Ambiental.



Capacitação

O curso é estruturado em dois módulos, com carga horária de 496 horas. O módulo básico explora a formação humana, a partir de questões como identidade grupal e economia solidária. É oferecido acesso à cultura e ao lazer, com atividades envolvendo literatura brasileira e cinema. O Crer Ser também prepara os jovens para entrevistas de emprego e envio de currículos. Já o módulo específico inclui aulas de jardinagem, paisagismo, arranjos florais, meio ambiente e um estágio prático. Os alunos aprendem a preparar o solo e vasos, produzir mudas, identificar espécies, construir e manter jardins, controlar pragas e doenças e cultivar bonsai e plantas internas.

Tanto nas aulas teóricas quanto nas práticas, há uma ênfase na educação ambiental. "O interessante é que agora eu posso conscientizar as pessoas a não destruir as plantas, a não jogar o lixo no chão", conta o aluno Vinícius Leite Ramiro, 17 anos.

Durante o estágio prático do curso, os jovens realizam atividades em um campo experimental e fazem trabalhos de manutenção em 12 praças da região do Jardim Lusitânia, nos arredores do Ibirapuera.

O curso de jardinagem capacita jovens entre 16 e 20 anos provenientes de famílias de baixa renda, de instituições ou de casas de convivência. As aulas ocorrem de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h, na Escola de Jardinagem do Parque Ibirapuera. Cada turma possui 40 alunos.

Para participar do Programa Bolsa Trabalho, o jovem deve estar matriculado em cursos vinculados ao sistema nacional de ensino ou ter concluído o Ensino Médio; residir no município de São Paulo; estar desempregado ou ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo e não estar recebendo seguro-desemprego.

O projeto é uma parceria da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, por meio da Escola de Jardinagem, com a Secretaria Municipal da Saúde, por meio do Centro de Convivência e Cooperativa Ibirapuera, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, por meio da Supervisão Geral de Qualificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário