A Semdet - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho irá desenvolver, junto com o Instituto Leo Madeiras, novo curso de capacitação profissional. A parceria irá colocar em prática o Projeto Fábrica da Madeira, que tem como objetivo, qualificar trabalhadores na área de marcenaria. Os beneficiários receberão noções sobre empreendedorismo e a garantia de colocação, após a formatura, no mercado de trabalho.
O Projeto Fábrica da Madeira terá suas aulas ministradas por profissionais da área, e entre os temas a serem desenvolvidos estão o uso de ferragens, tipos de desenhos para marcenaria, problemas do desmatamento e a criação de peças, como armários. Este é o primeiro ano da parceria e as duas primeiras turmas - uma no bairro do Grajaú e outra na Vila Penteado, cada uma com 20 alunos começarão o curso no dia 23 de agosto. Para o próximo ano, já estão previstas novas turmas.
O espaço, onde será realizada a capacitação, os maquinários serão fornecidos pelo Instituto Leo Madeiras, que já desenvolve aulas de qualificação desde dezembro de 2006. A Semdet fornecerá bolsa-auxilio mensal no valor de R$ 357 por meio do POT - Programa Operação Trabalho.
POT - O Programa é gerenciado pela Supervisão Geral de Qualificação da Semdet e busca inserir o munícipe no mercado de trabalho, auxiliando em sua capacitação profissional. Os beneficiários são moradores de São Paulo a, pelo menos, um ano, têm idade superior a 18 anos, estão desempregados, sem receber o seguro-desemprego e renda familiar de meio salário mínimo por pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário