Assista nosso Programa

segunda-feira, 17 de maio de 2010

O Grupo de Dança Tanzfreunde do Colégio Benjamin Constant se apresenta na XI Maifest

A XI Maifest deste ano tem como tema “Brasil e Alemanha Contemporânea: Uma viagem multicultural”. A proposta é mostrar a multiculturalidade da Alemanha contemporânea e como ela se aproxima culturalmente do Brasil, ultrapassando assim os estereótipos. Esta é uma festa na versão brasileira que comemora a chegada da primavera alemã. Durante a comemoração estão previstas diversas apresentações, entre elas a do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs. O grupo conta com o apoio da Associação Escolar Benjamin Constant, mantenedora do colégio.

A Maifest, comemoração de origem alemã na versão brasileira da chegada da primavera na Alemanha, ocorre não só no Brasil, como em muitos outros lugares do mundo. Ela é organizada pela AEMB – Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin. A festa conta com shows, apresentações de dança, comidas típicas e exposições.

As apresentações serão realizadas no dia 22 de maio em diferentes horários. A primeira delas acontecerá as 15hs no espaço Kids, e a segunda será as 17hs no palco principal. De acordo com a tradição, o show preservará todas as características das danças alemãs.

Em 1901, o Colégio Benjamin Constant foi criado com o objetivo de preservar e difundir a cultura alemã no Brasil. Muito tradicional, o colégio sempre demonstrou grande preocupação com seus alunos e familiares criando diversas atividades para todos. No ano de 1999, o Grupo de Dança nasceu com a finalidade de unir as pessoas, manter a tradição e ensinar ritmo, passos e técnicas da dança alemã. Sem nunca ultrapassar o limite de alguém, pessoas de 6 a 74 anos participam do grupo ativamente, cada uma com seu tempo, no entanto respeitando sempre as figuras da dança.

Com o passar dos anos o grupo ficou muito conhecido e atualmente se apresenta em vários lugares, como escolas, clubes, hospitais, instituições de rede pública e privada sempre com muita alegria. Viagens para fora de São Paulo também são muito frequentes, todo ano um passeio ao Sul do país é feito para mostrar aos jovens a cultura alemã. O folclore é mantido por várias gerações, conservando crenças, valores e tradições de um povo.

Danças que serão apresentadas:
- Lichtensteinerpolka
- Kleiner mann in der Klemme
- Maddelaine
- Folger mir
- Ringel Tanz
- Gäsenjagd

Serviços:
Dias 22 e 23 de maio de 2010, das 10 às 22 horas
Ruas Princesa Isabel, Joaquim Nabuco e Barão do Triunfo, no bairro do Brooklin.
www.maifest.com


O Colégio Benjamin Constant

O Colégio Benjamin Constant há mais de um século mantém a tradição alemã em seu instituto de ensino. Muito tradicional na cidade de São Paulo, um dos objetivos da escola é formar os seus alunos, buscando o desenvolvimento de todas as suas habilidades, para mais tarde ser capaz de interagir com o mundo e a sociedade de forma crítica e consciente.

A sua filosofia educacional é baseada na abordagem humanista e tem como missão principal informar e formar crianças e adolescentes com os “princípios da tolerância e o respeito aos direitos humanos, à democracia e à fraternidade, que conduzem à paz e à compreensão internacional”. Assim, busca sempre ampliar inovações pedagógicas de forma a tornar-se referência em educação de qualidade.

Para não ficar ultrapassado, vive em constante processo de atualização. A equipe multidisciplinar é o diferencial que proporciona aos pais a oportunidade de composição de parceria para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social de seus filhos.

Na Educação Infantil, em um ambiente afetivo e estimulador, a equipe busca o resgate e o desenvolvimento das funções cognitivas e sociais, valorizando o ritmo próprio de cada criança. Através da ação educativa para o pensar e para o agir, o aluno cria hipóteses, explorando o ambiente e aprendendo a solucionar os desafios.

O processo educativo no Ensino Fundamental baseia-se no pressuposto da constante atuação e intervenção pedagógica para que as habilidades necessárias para a vida em sociedade possam ser construídas com significado. Até a 4ª série (5° ano), os alunos podem optar pelo “Período Complementar” (à tarde), que oferece opções de horários ampliados, de uma a cinco vezes por semana, com atividades culturais e recreativas, além de apoio à lição de casa.

No Ensino Médio há uma busca para aprimorar e ampliar conhecimentos, acompanhar as transformações e necessidades do mundo atual, preparar os alunos para exames vestibulares e atender às exigências do currículo acadêmico. Os jovens aprendem a usar as diferentes tecnologias relativas às áreas do aprendizado, desenvolvendo competências e habilidades de forma autônoma e crítica.

O colégio oferece ainda diversos cursos e atividades extracurriculares, entre eles: coral, danças folclóricas alemãs, piano, teclado, violão, guitarra, teatro, balé, jazz, ginástica rítmica, ioga, judô, xadrez, alemão e natação.

Desde 1992 é associado a UNESCO, com o reconhecimento de Educação pela Paz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário