Assista nosso Programa

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Ácido Kójico é a nova sensação para o combate às olheiras

As mulheres são avessas a qualquer tipo de marca indesejada, principalmente na face. Manchas arroxeadas e acastanhadas ao redor dos olhos, as olheiras, quebram a estética do rosto e denunciam uma noite mal dormida, porém nem sempre salternativa.news@gmail.comua origem tem a ver com o sono. Cremes à base de ácido kójico estão proporcionando a melhora de 50% das olheiras e ainda possuem um diferencial importante, pois não costumam causar irritação na região que geralmente o tratamento com hidroquinona e a vitamina K causam.
O Ácido Kójico é uma substância produzida por um cogumelo japonês chamado Koji, usado também na fermentação do arroz para produção de saquê. Sua grande vantagem é o fato de não ser fotossensível, ou seja, não produz manchas caso a pele seja eventualmente exposta ao sol, podendo ser usado inclusive durante o dia.
Além do seu efeito despigmentante, o ácido kójico também atua como antisséptico, impedindo a proliferação de fungos e bactérias na pele. Também tem ação antioxidante, ajudando na prevenção do envelhecimento cutâneo e pode ser usado em formulações junto ao ácido glicólico e a vitamina C, entre outros ativos. Já a principal desvantagem é que o ácido Kójico é considerado menos potente do que a hidroquinona como clareador, e por isso os resultados costumam levar mais tempo para aparecer.
Um outro forte aliado para a prevenção das olheiras é o uso diário de filtro solar com FPS de fator 15, no mínimo, ao redor dos olhos. “É uma região de fácil pigmentação, por isso a exposição solar agrava o problema”, explica a Dra. Andreia Mateus Moreira, dermatologista e coordenadora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Outra dica é usar o mesmo protetor que se costuma aplicar no rosto, mas desde que ele seja testado oftalmologicamente, para não agredir as pálpebras e os olhos. Algumas versões do produto, em forma de bastão, são específicas para a região.

Essa hiperpigmentação que resulta nas olheiras abaixo dos olhos é causada por diversos motivos, entre eles fatores genéticos, étnicos e o avanço da idade, características que contribuem para que a pele fique mais fina nessa região. Esses pontos podem ainda ser agravados com outros fatores, como o tabagismo, o cansaço, o excesso de bebidas alcoólicas e até mesmo o período menstrual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário